Nação Valente e Imortal

Nação Valente e Imortal
"Desfralda a invicta bandeira à luz viva do teu céu"

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Diário de uma crise (A Revolta, episódio 42)

Seguro: agarrem-me senão eu abstenho-me
http://aeiou.expresso.pt/seguro-agarrem-me-senao-eu-abstenho-me=f685843

Abstenha-se violentamente... abstenha-se porque nem sebe o que dizer... abstenha-se porque não tem grandes ideias alternativas... abstenha-se porque não quer dizer não, (nem sim?)... abstenha-se não por acreditar, mas por medo!...
Violentamente fico "abstido" nesta visão política! Não há política credível, firme e com convicção neste PS... não me abstenho de falar porque isto me indigna! Violentamente? Sim, ficamos violentados por esta falta de coragem política! Esta violência ficará para a história...
Houve uma quase coragem algures no Mediterrâneo... mas foi sol de pouca dura... a cobardia venceu!
Ousado está este (des)"Governo de Portugal" (R) onde a imagem de marca é a de querer, poder e mandar! Cada vez mais sem oposição, ou talvez não...

Não me revejo actualmente em nenhuma força partidária, talvez porque a haja ideologia a mais dum lado e a menos do outro... eu inteiramente sou oposição clara e definida, sem poder de mobilização, sem nunca ter ido a escrutínio, mas sou um cidadão pleno (por enquanto) de direitos e deveres, com liberdade de expressão e de pensamento (repito: por enquanto).

A este PS faltou a coragem de dizer não a algo que o colocou em estado de choque... para dizer não a esta ordem mundial onde o que importa é fazer dinheiro com o que parece, sem sequer se interessarem minimamente com o ser ou o conhecer... esta especulação onde o ouvir dizer que Berlusconi se poderá demitir faz subir as cotações na bolsa... esta especulação que aproveita boatos para fazer rios de dinheiro é que manda no mundo??? Não se sabe se ele vai sair ou não, mas já consequências de quem espirrou esta ideia...

Se calhar passamos a perguntar aos mercados quem é que eles gostariam de ter como governo nos diferentes países, em vez de eleições e assim estaria o mundo feliz e contente... é isto que queremos? continuar a permitir que sejam os especuladores a mandar no mundo? A especulação não produz, apenas faz mudar de mãos muito dinheiro, não faz trigo, não vai à pesca, não produz! A riqueza do mundo devia de estar na capacidade de produção e não na capacidade de enganar as pessoas.

Este PS rendeu-se mais uma vez a este sistema. É certo que assinou um documento em primeira mão e faz bem em não deixar de cumprir o que se comprometeu, aliás os compromissos são para ser cumpridos a menos que os prejuízos possam ser maiores do que os benefícios dos mesmos. Mas assinou um documento com uma "troika" e não com este (des)"Governo de Portugal" (R). O orçamento de estado para 2012 não é o do PS como foi dito e, como Pilatus, o PS lava daí as suas mãos violentamente...

Violentado estou eu com esta política de submissão ao que já foi identificado como o mal de toda esta crise internacional! Continuamos a dizer ámen porque não temos coragem de mudar a ordem das coisas. Prostamo-nos perante o brilho do ouro erigido sob o pau podre da especulação...

3 comentários:

  1. Já viu as posições políticas do PCP?
    É que não andam longe das suas!

    ResponderEliminar
  2. O meu comentário anterior não era uma crítica! Pelo contrario. Subscrevo a maior parte dpo que diz. Só não seria tão brando com "este" PS. Este PS é o de sempre. Embora haja muita gente nas suas fileiras que seja de esquerda e que pense sinceramente que é um partido de esquerda.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia sr. Anónimo! (Gostaria de poder tratá-lo de outra forma, mas não assinou os seus comentários)

    Sim, já reparei que a minha análise sobre esta crise é próxima da análise do PCP, já me dei conta que estou mais comunista que nunca, sem no entanto me identificar com o PCP. A análise sobre os problemas é semelhante, mas as soluções para tratar dos problemas é que me separam do PCP. Como refiro no texto à falta de ideologia de um lado (PS) e excesso do outro (PCP e BE). O excesso de ideologia prende a visão e a forma de atuação a determinados dogmas, criando limites que por vezes seria necessário ultrapassar para executar as políticas de acordo com a especificidade do momento e/ou da sociedade em qustão. A falta de ideologia torna demasiado dispersiva a forma de atuação tornando-a por vezes pouco coerente, reacionária e sobretudo desprovida de objectivos de fundo e de longo prazo.
    Identifico-me como uma pessoa de esquerda que se encontra entre o PS e o PCP+BE...
    Sou o que sou, não me prendo a ninguém e estou sempre em evolução, aprendo com a vida =)

    Agradeço os seus comentários e de todos os que possam contribuir positivamente para uma discussão dos problemas que nos envolvem a todos!!!

    ResponderEliminar