Nação Valente e Imortal

Nação Valente e Imortal
"Desfralda a invicta bandeira à luz viva do teu céu"

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Diário de uma crise (A Revolta, episódio 38)

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Pires-de-Lima-diz-que-dia-de-trabalho-devia-aumentar-em-uma-hora.rtp&headline=20&visual=9&article=492600&tm=6

Pires de Lima diz que dia de trabalho devia aumentar em uma hora

António Pires de Lima, presidente na Unicer e do conselho nacional do CDS-PP, concorda com Passos Coelho sobre a retirada dos subsídios de Natal e de Férias apenas aos funcionários públicos e pensionistas, dizendo que "é preciso que seja dito, pelas pessoas mais esclarecidas, que não se resolve o problema da despesa pública aumentando genericamente os impostos." O economista diz ainda que "aumentar em meia hora o dia de trabalho é uma medida comedida", que concorda com a racionalização dos feriados e que espera que o Governo "não caia na tentação de aumentar ainda mais os impostos."

Fica cada vez mais claro que a medida de retirar os subsídios de Natal e de férias dos funcionários públicos e pensionistas se trata de uma medida estrutural. Isto é, vai reverter para uma redução efectiva dos salários. No entanto, se a despesa com remunerações no Estado se situa em 25% do bolo total, porque não se procura reduzir em outras áreas (75% das despesas)?
É imperativo que os cortes a aplicar nos funcionários públicos tenham igual repercussão nas remunerações de toda a classe política assalariada do Estado! Até Salazar cortou 25% do seu salário numa altura de crise...

1 comentário:

  1. Mais uma hora de trabalho por dia sem remuneração adicional não é de todo igual a uma redução efectiva de remuneração, essencialmente nos muitos casos de quem conta apenas com o dinheiro suficiente para sobreviver.
    Acontece já em muitos casos que há pessoas que trabalham horas a mais sem exigirem ou sem que lhes paguem horas a mais, inclusive no Estado!
    Os ricos, quem recebe mais do que precisa para viver (já não digo sobreviver) não têm esta capacidade de análise...
    Prefiro trabalhar mais uma hora por dia (aumento de cerca de 12,5~14,3%) do tempo de trabalho do que me reduzam 5% do vencimento!
    No meu caso pessoal sempre trabalhei mais horas do que o que era legalmente exigível!

    ResponderEliminar